Tem o acto de fiscalizar as condições de segurança contra incêndios em edifícios nos vários tipos de edifícios, recintos e estabelecimentos, tal como exerce de modo a garantir uma adequada racionalização dos procedimentos administrativos.
A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, segundo a ISO 9001, uma decisão estratégica da Organização, ou seja, tomada ao mais alto nível de decisão para servir um propósito específico e obter resultados.
Ao endereçar a capacidade de satisfazer as necessidades e expetativas dos clientes, aumentar a sua satisfação através de um sistema de gestão e melhorar o desempenho global da Organização, a ISO 9001 assenta no propósito fundamental da existência de uma Organização.
A ISO 9001 adota uma abordagem por processos, que incorpora o ciclo PDCA de melhoria contínua, e integra o pensamento baseado em risco, permitindo não só a fidelização do cliente como também a competitividade da organização assente nos pilares da sustentabilidade.
A Norma ISO 45001 especifica os requerimentos para um sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional (SSO), fornecendo orientação para o seu uso, de modo a capacitar as organizações a proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis, prevenindo lesões e doenças ocupacionais, assim como, proativamente, melhorar o desempenho (ISO, 2018b).
Pelo facto da ISO 45001 ter sido elaborada de modo a integrar-se com os outros padrões de sistemas de gestão ISO, é assegurado um alto nível de compatibilidade com as novas versões da ISO 9001 e ISO 14001.
A ISO 45001 reforça a participação do trabalhador e o seu envolvimento, assim como as necessidades deste e das partes interessadas, bem como as suas expectativas. A liderança apresenta um papel fundamental na ISO 45001, a gestão de topo é responsável pela eficácia do sistema de gestão, existindo uma participação ativa desta. É dada importância à necessidade de tomar medidas, tanto para os riscos como oportunidades de melhoria, de forma a otimizar a capacidade do sistema de gestão.
A ISO 14001:2015 prevê requisitos para a gestão mais eficaz dos aspectos ambientais das actividades do seu negócio, tendo em consideração a protecção ambiental, prevenção da poluição, cumprimento legal e necessidades socio-económicas.
A norma ISO 22000 – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar baseia-se nos princípios do HACCP do Codex Alimentarius, internacionalmente reconhecidos. O enfoque deste referencial é a segurança alimentar em todas as etapas da cadeia de fornecimento.
Apesar de serem abordados unicamente aspetos de segurança alimentar, esta norma propõe que a metodologia utilizada seja adotada também para tratar de questões éticas e de consciencialização dos consumidores.
Uma organização certificada por esta norma demonstra ao mercado que tem um sistema de gestão da segurança alimentar com capacidade de fornecer produtos seguros, ou que resultem em produtos seguros, para o consumidor quando usados segundo a utilização prevista, em conformidade com requisitos legais e regulamentares, bem como os dos clientes, relacionados com a segurança alimentar.
Porque a certificação deve ser um processo credível e transparente, a APCER disponibiliza um Guia Interpretativo dos requisitos da norma NP EN ISO 22000:2005, promovendo a divulgação e adoção de boas práticas de gestão de segurança alimentar.
O Sistema de Gestão Integrado consiste em um sistema de gestão integrado que serve para consolidar todos os processos de negócios em um único ambiente de gerenciamento, ou seja, o sistema de gestão integrado mantém toda parte de controle e auditoria que é feito separadamente em uma única plataforma. Assim, ele pode ser compartilhado e utilizado por diversas áreas ao mesmo tempo.